Chocolate Cloud Cake – Receita da Nigella

9 ago

Faz um tempo que ando querendo fazer essa receita, na verdade, desde que vi no programa da Nigella na GNT. É um bolo de chocolate que não leva farinha e não contém glúten! Fiquei meio obcecada, porque tudo que ela faz parece muito bom, mas fiz algumas adaptações para agradar aos paladares aqui de casa!

Na receita original, a cobertura do bolo era basicamente chantilly com Cointreau, e na massa ela também adicionava Cointreau, além de raspas de laranja. O povo aqui em casa não curte muito a combinação chocolate com laranja e muito menos essa historia de doce que não é tão doce, então, fiz logo uma cobertura de marshmallow caseiro.

Preciso admitir que ficou super doce, mas acho que foi uma ótima substituição, porque o bolo, por levar 250g de chocolate amargo (pelo menos 70% cacau) fica bem intenso e a extra-doçura do marshmallow balanceou bem o sabor.

Agora o drama de encontrar um chocolate sem glúten: os da Nestlé, Garoto e etc, contém glúten. Infelizmente já é difícil encontrar uma opção mais popular de chocolate 70% cacau, sem glúten ainda fica quase impossível. No site do Pão de Açúcar, encontrei um da Lindt, o Excellence. Um tablete de 100g sai por R$ 11,44. Para essa receita, teremos que usar 2 e 1/2 tabletes, ou seja, já aviso que não vai sair barato. Se alguém souber de outras opções e lugares onde encontrar, por favor, compartilhe aqui nos comentários, acho importante trocarmos experiências e dicas de ingredientes!

Algumas fotinhos, meio toscas, já que tirei do meu celular, mas só pra mostrar que belezinha:

 

Vamos lá então para a minha adaptação da receita, caso prefira, a original está aqui (em inglês)

Ingredientes:

Massa

  • 250g de chocolate amargo – pelo menos 70% cacau
  • 125g de manteiga sem sal amolecida (usei a margarina para cozinha Primor, leva exatamente 1 tablete inteiro +1/4 de tablete)
  • 6 ovos: 2 inteiros e 4 separando claras e gemas (usei ovos orgânicos)
  • 175g de açúcar refinado
  • 1 colher de chá de essência de rum (é opcional, eu usei. Poder ser substituído por 1 colher de chá de essência de baunilha ou por 1 colher de sopa de rum de verdade ou algum licor de sua preferência)
  • Forma de fundo removível de 23 cm de diâmetro

Cobertura de  Marshmallow caseiro (peguei a receita daqui, é muito boa. Se preferir, pode usar uma receita de merengue italiano, mas eu acho muito complexa para as minhas limitadas habilidades culinárias)

  • 2 claras pequenas, em temperatura ambiente
  • 1 xícara de glucose de milho (tipo Karo)
  • ¼ colher (chá) de sal
  • 1 xícara de açúcar de confeiteiro, peneirado
  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha
  • Cacau em pó para polvilhar

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno em 180ºC. Forre apenas o fundo da forma com papel manteiga ou papel vegetal (não unte a forma).

Derreta o chocolate em banho maria ou no microondas e em seguida adicionar a manteiga, incorporando até que ela esteja completamente derretida no chocolate que vai estar quente. Reserve.

Bata as 4 claras já separadas até ficarem espumosas e a partir daí, vá adicionando 100g de açucar, batendo sem parar até que forme picos, mas sem deixar que fique firme demais. Reserve.

Em outra tigela junte as 4 gemas e mais 2 ovos inteiros com os 75 gramas de açúcar restantes e misture bem. Acrescente a esta mistura o chocolate derretido com a manteiga e mexa até ficar uniforme.

Agregue a esta mistura uma colher cheia das claras batidas com açúcar e mexa vigorosamente. Isso fará com que a massa fique mais leve para receber as claras. Em seguida, incorpore as claras em neve, com calma, até chegar a uma massa uniforme e aerada.

Despeje a massa na forma e leve ao forno por aproximadamente 35 a 40 minutos ou até que a superfície do bolo comece a craquelar e o centro esteja firme. Atenção: o teste do palito não funciona bem aqui, por esta é uma massa bem mole mesmo, então o palito não sai limpo! Retire o bolo do forno e deixe esfriar completamente antes de desenformar.

Importante! Essa massa cresce bem enquanto está assando, por causa dos ovos, mas enquanto esfria vai começar a afundar, por isso não se assuste! É justamente esse centro afundadinho que nós iremos preencher com o creme de marshmallow!

Agora, o marshmallow!

Junte em uma tigela grande as claras, o sal e o Karo. Bata em alta velocidade até a mistura engrossar e dobrar de tamanho (usei minha batedeira bem velhinha, de mão e super funcionou!). Em velocidade baixa, vá adicionando o açúcar de confeiteiro (peneirado, hein gente!) e bata até misturar bem. No começo, você vai ver que fica meio amarelado, é assim mesmo, mas conforme vamos misturando o açúcar, ele vai esbranquiçando! Em seguida, adicione o extrato de baunilha e bata até que este se incorpore completamente. E é isso! Só isso! Meio perigoso saber que marshmallow pode estar há apenas uns 7 minutos de preparo, né? Gente, detalhe: rende MUITO! Não sei quanto exatamente tem ali porque não tenho balança de cozinha, mas devo ter usado só 1/3 dele no bolo, o resto guardei na geladeira. Aparentemente dá pra conservar lá por 2 semanas.

Depois que o bolo esfriar, basta desenformar, despejar o marshmallow no centro e polvilhar com cacau em pó! Um fim de semana e 3 mulheres depois, sobrou só um pedacinho do bolo na geladeira (guardei na geladeira no domingo de manhã e ficou uma delícia gelado!).

 Se quiser provar esse bolo Nigella’s way, dá uma olhada no vídeo (em inglês e com legendas em idioma não reconhecido, mas foi o que eu achei):

Minha mãe amou e ficou tão feliz por comer um bolo de chocolate sem glúten que fosse tão bom! Realmente vale a pena. Se fizer, me conte aqui nos comentários como foi!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: